FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia
área restrita

Serviços

Boa Vista SCPC

O SCPC é um serviço reconhecido nacionalmente e constituído da maior base de informações comerciais de Pessoas Físicas e Jurídicas do mercado, sendo amplamente utilizado por todos os segmentos econômicos que trabalham com operações de crédito e vendas a prazo aos consumidores – pessoa física e jurídica.

Entre os serviços disponíveis, estão: a Consulta sobre Empresas, onde é permitido conhecer toda a situação financeira e cadastral dos clientes pessoa jurídica, e a Consulta sobre Consumidores, onde o empresário poderá obter a situação financeira e cadastral do consumidor. ideal para empresas que trabalham com concessão de crédito ou vendas a prazo. Nessa última, a pessoa física também poderá consultar seus dados comerciais.

Leia mais

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece soluções inteligentes para decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, e registra 42 milhões de transações de negócios por dia. A Boa Vista SCPC fornece atualmente mais de 200 milhões de consultas por mês a seus clientes e consumidores.

Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Criada em 2010, é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo, do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, da Equifax Inc., do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.

Atua em rede nacional, com mais de 2,2 mil entidades representativas do varejo em todas as regiões do Brasil. A riqueza de informações do banco de dados permite à Boa Vista SCPC oferecer soluções inteligentes para auxiliar o processo de decisão de negócios de seus cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos em todos os segmentos da economia.

CBMAE - Câmera Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial

A utilização da Conciliação, da Mediação e da Arbitragem caracteriza-se, no contexto atual, como uma nova cultura que vem sendo implementada no Brasil, visando a solução de conflitos, através de Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias (MESCs). Esses métodos proporcionam soluções rápidas e de muita eficácia e estão sendo adotados, na medida em que os vários segmentos da sociedade deles tomam conhecimento.

Saiba mais em: https://cacb.org.br/CBMAE/

Certificação Digital

O que é Certificação Digital
A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram.

Leia mais

A assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento assinado com a mesma força que uma assinatura reconhecida em cartório. Os documentos assinados digitalmente atendem aos principais requisitos de segurança para a realização de negócios eletrônicos:

 
• Autenticidade: garante a identidade de todas as partes envolvidas;
• Integridade: fidelidade da informação com seu estado original intacto;
• Confidencialidade: técnica para manter a confidencialidade utilizando criptografia.
• Não-repúdio: impede as partes de negarem a participação no negócio eletrônico.

Certificado de Origem - FACEBCOMEX

O Certificado de Origem é um documento que tem por finalidade atestar a origem da mercadoria do país exportador, bem como especificar as normas de origem negociadas nos acordos comerciais entre países.

Leia mais

É um documento essencial, pois permite que os importadores obtenham vantagens comerciais entre países participantes de acordos que se dão através de margens de preferências, representadas por percentuais incidentes sobre alíquota do Imposto de Importação.

 
Vantagens da emissão dos Certificados de Origem com a FACEB:
 
- Certificado de Origem com autorização do MDIC, em modelo padrão;
- Emissão do Certificado de Origem no prazo máximo de vinte minutos;
- Localização próxima ao Porto de Salvador;
- Confiabilidade e credibilidade na correção dos Certificados de Origem;
- Acompanhamento em tempo real da análise documental, através do portal: cod.cacb.org.br/faceb
 -Faturamento mensal emitido via boleto bancário.

Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura

O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC Nacional), é um órgão da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), criado em 24 de abril de 2002, em Brasília, pelo Conselho Diretor desta entidade. A primeira prioridade do CMEC é estimular e apoiar a implantação dos conselhos estaduais, objetivando disseminar o Ideal Empreendedor, difundindo e promovendo o Associativismo como base de sustentação nacional.

Leia mais

A proposta do CMEC é trabalhar intensamente para promover a integração de lideranças femininas, expandindo os contatos do CMEC com as diversas organizações empresariais de todos os estados brasileiros e de outros países.

Com essa missão, o CMEC atua com uma visão pró-ativa, de forma a potencializar a mulher criando oportunidades de aprimoramento profissional, possibilitando a ampliação da sua área de atuação, promovendo uma capacitação cada vez maior e procurando fazer com que ela atue em um competitivo mercado de trabalho.

Desde sua instituição, o Conselho obteve importantes conquistas, entre elas o Programa Internacional para Formação de Liderança, o Líder Mulher – Lapidando Diamantes do Sebrae e a realização do XIV Congresso Ibero-Americano das Mulheres Empresárias, que ocorreu entre os dias 19 e 23 de outubro de 2003, na cidade de Araxá (MG), a participação na 56ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher na ONU e a reunião com a Chefe de Gabinete da Secretaria de Assuntos Globais das Mulheres, Anita Botti.

Na Bahia, nossa representante do Conselho Executivo da CMEC é Herriette Cedraz. 

Para saber mais sobre o CMEC, acesse:  Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura | CMEC (cmecmulher.com.br)

Faculdade do Comércio

Na Faculdade do Comércio os alunos são inseridos em um ambiente empresarial, desenvolvendo-se como gestores e empreendedores que dominam as necessidades do mercado.

Através da rede das Associações Comerciais, a FAC já tem polos espalhados por diversas partes do país, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas de gestão, logística, comércio, administração, entre outros.

Leia mais


Mantida pelo Instituto Paulista de Ensino Superior do Comércio S/A, a Faculdade do Comércio (FAC) tem como objetivo a qualificação inovadora e inteligente do comércio, varejo e serviços, conectando e preparando o profissional para as novas demandas do mundo digital.

Cursos de nível superior

- Gestão de Recursos Humanos;
- Gestão de Logística;
- Gestão Comercial;
- Comércio Eletrônico (Sistemas para internet);
- E mais 07 cursos de pós-graduação.

Projeto Capacitar Bahia

O Programa Capacitar hoje é referência em desenvolvimento organizacional de entidades de representação no Brasil e no exterior.

Premiado em 2007 como “Melhor Projeto de Cooperação”, pela International Chamber of Commerce, em Istambul, na Turquia, o que abriu espaço para um melhor posicionamento internacional da CACB, fazendo se estabelecer como entidade de referência e fornecedor de soluções para MPE e entidades empresariais no mundo.

Com mais de 20 anos no mercado, o Programa Capacitar já foi implantado em cerca de 600 entidades no Brasil, em diversos estados, tendo formado cerca de 5.000 diretores e funcionários das entidades, com atuação também em mais de 15 países, sendo financiado por vários parceiros; no Brasil o principal deles o Sebrae.

Projeto Empreender

O Projeto Empreender é um conjunto de ações, cujo objetivo é o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas, através do associativismo.
O objetivo maior do Projeto Empreender é contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico, principalmente na geração de emprego, ocupação e renda.

Leia mais

Pense bem, juntando forças com outros empreendedores como você, seu Negócio vai muito mais longe. Fica mais fácil detectar, discutir problemas e buscar soluções em comum.

Esse é o objetivo do Projeto Empreender. Uma grande parceria entre o SEBRAE e a CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil, que vai fortalecer muito as Micro e Pequenas Empresas de todo o Brasil que vierem participar de uma Associação Comercial e Industrial - ACI.
Juntos, Pequenos Negócios tem grande força!

O Projeto Empreender é desenvolvido nas ACES. Associações Comerciais e Industriais dos Estados onde estão sendo criados Núcleos Setoriais, ou seja, grupos de trabalho formados por empresários do mesmo ramo de atividade com problemas semelhantes e buscando soluções em comum.

Através das ACIs e do SEBRAE, estes grupos tem assessoria técnica, consultoria, palestras, formação profissional e todo tipo de orientação. Sua Empresa não pode ficar isolada! Fazendo parte de uma associação comercial e industrial, você não trabalha sozinho.

Ao contrário, se torna parte de uma grande força que pode conseguir muito mais. Trocando experiências, negociando juntos, se reciclando e tendo acesso a muitas informações para crescer. É hora de Empreender.

Procure as ACIs e o SEBRAE e veja como participar de uma associação. Juntos, os empresários das Micro e Pequenas Empresas vão cada vez mais longe.

Como funcionam os Núcleos Setoriais?
O Núcleo Setorial é um grupo de trabalho formado por empresários de atividades semelhantes, com problemas semelhantes e que buscam soluções em comum.
Aplicando metodologias de condução de reuniões, um moderador/consultor auxilia os empresários reunidos para:
• Identificar os problemas dos participantes 
• Identificar suas necessidades
• Trocar informações e experiências
• Decidir e realizar atividades de treinamento e consultoria
• Negociar com fornecedores e clientes sobre bens e serviços
• Buscar soluções em conjunto Objetivos do Núcleo 
• Contribuir para quebrar o isolamento da micro e pequena empresa
• Promover o associativismo
• Promover o desenvolvimento da empresa, do seu setor e da economia
• Expandir o quadro de associados da ACIs Resultados
• Em empresas participantes dos núcleos setoriais existe queda do índice de falência e aumento da mão de obra empregada.
• A mão-de-obra cresce em média 30 por cento ao ano
• Empresários que atuam nos mesmos ramos de atividades passam a ser vistos como colegas, com experiências e problemas semelhantes, e não são encarados como adversários.

Vilage Marcas e Patentes

A VILAGE é parceira da FACEB para o serviço e orientação acerca do registro de Marcas e Patentes dos nossos associados.

Ela foi a primeira empresa brasileira membro do INTA (International Trademark Association) a obter a Certificação ISO 9001 para todos os seus serviços, incluindo os internacionais, com selos da UKAS (reconhecido na Europa) e da ANAB (reconhecido nos Estados Unidos). A empresa proporciona aos seus clientes serviços de pesquisa, registro e acompanhamento de marcas e patentes em todos os demais países, assegurando a mesma qualidade e eficiência apresentadas nos serviços efetuados no Brasil.

Para saber mais, acesse: https://www.vilage.com.br/

Parceiros

Parcerias que fortalecem nossa rede de negócios.

Topo
Newsletter
Contato Av. Estados Unidos, 528, Edifício Joaquim Barreto de Araújo, salas 1001 a 1004 - Comércio - Salvador - BA. CEP 40010-020 (Em frente ao Banco do Brasil)
(71) 3027-7606 / 3043-7145 / 3043-7510
[email protected]
© FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia.
Painel de controle  |  Webmail
Redes sociais
twitter facebook flickr