O Projeto Empreender é um conjunto de ações, cujo objetivo é o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas, através do associativismo.
O objetivo maior do Projeto Empreender é contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico, principalmente na geração de emprego, ocupação e renda.
O objetivo do Projeto Empreender, uma grande parceria entre o SEBRAE e a CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil. O projeto visa fortalecer as Micro e Pequenas Empresas de todo o Brasil que se associam a uma Associação Comercial e Industrial (ACI).
O Projeto Empreender é desenvolvido nas ACEs (Associações Comerciais e Industriais) dos estados, onde são criados Núcleos Setoriais. Estes núcleos são grupos de trabalho formados por empresários do mesmo ramo de atividade, com problemas semelhantes, buscando soluções em comum.
Assessoria Técnica e Consultoria: Através das ACIs e do SEBRAE, os grupos recebem assessoria técnica, consultoria, palestras e formação profissional.
Redução do Isolamento: Fazer parte de uma associação comercial e industrial significa não trabalhar sozinho. Ao contrário, torna-se parte de uma grande força que pode conseguir muito mais.
Troca de Experiências: Trocar experiências, negociar juntos, reciclar-se e acessar muitas informações para crescer.
Procure as ACIs e o SEBRAE e veja como participar de uma associação. Juntos, os empresários das Micro e Pequenas Empresas vão cada vez mais longe.
Os Núcleos Setoriais são grupos de trabalho formados por empresários de atividades semelhantes, com problemas semelhantes e que buscam soluções em comum. Um moderador/consultor auxilia os empresários reunidos para:
Identificar problemas e necessidades
Trocar informações e experiências
Decidir e realizar atividades de treinamento e consultoria
Negociar com fornecedores e clientes sobre bens e serviços
Buscar soluções em conjunto
Contribuir para quebrar o isolamento da micro e pequena empresa
Promover o associativismo
Promover o desenvolvimento da empresa, do seu setor e da economia
Expandir o quadro de associados das ACIs
Redução do índice de falência nas empresas participantes dos núcleos setoriais
Aumento da mão de obra empregada, com crescimento médio de 30% ao ano
Empresários do mesmo ramo de atividade passam a se ver como colegas, não como adversários.