FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia
área restrita

Notícias

Vice presidente da CACB analisa impactos estratégicos da Reforma Tributária em entrevista à DC News

24 FEV 2026

O vice-presidente Jurídico da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Anderson Trautman Cardoso, afirmou em entrevista à Agência DC News que a Reforma Tributária representa uma mudança estrutural na lógica econômica do país e exigirá reposicionamento estratégico das empresas.

Segundo ele, a transição para o novo modelo de tributação sobre o consumo não se limita à substituição de tributos. “A alteração impacta diretamente a formação de preços, o planejamento financeiro, o fluxo de caixa e a gestão de créditos tributários”. Trautman destacou que a nota fiscal passa a ter papel central na geração de créditos, o que demandará adaptação tecnológica e revisão de processos internos.

Na entrevista publicada nesta terça-feira (24), o vice-presidente ressaltou que a reforma tende a reduzir distorções históricas do sistema, aumentar a transparência e trazer maior previsibilidade ao ambiente de negócios. Ele reforçou que as empresas precisarão compreender rapidamente as novas regras para manter competitividade no novo cenário tributário brasileiro.

O post Vice presidente da CACB analisa impactos estratégicos da Reforma Tributária em entrevista à DC News apareceu primeiro em Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.

Leia mais

Topo
Newsletter
Contato Av. Estados Unidos, 528, Edifício Joaquim Barreto de Araújo, salas 1001 a 1004 - Comércio - Salvador - BA. CEP 40010-020 (Em frente ao Banco do Brasil)
(71) 3027-7606 / 3043-7145 / 3043-7510
[email protected]
Instagram
© FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia.
Painel de controle  |  Webmail
Redes sociais