FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia
área restrita

Notícias

FACEB marca presença na Reunião do Conselho Deliberativo da CACB

30 MAR 2022
Na tarde desta quarta-feira, 30 de março, o presidente da Federação das Associações Empresariais da Bahia (Faceb), Clóves Cedraz, participou e compôs a mesa da Reunião do Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília. Na oportunidade, foram debatidas pautas sobre o associativismo e a área empresarial no Brasil, além da apresentação da nova diretoria da entidade, tendo à frente o presidente Alfredo Cotait Neto. 
Para iniciar o evento, a gestão aprovou a memória da reunião do dia 21 de fevereiro de 2022. Em seguida, o evento consagrou, em uma cerimônia especial, a nomeação dos vice-presidentes da CACB, Tânia Mara Rezende (MG), Álvaro Moraes de Barro Filho (PB) e Ivanir Perrone Boscolo (SP). 
A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da CACB, Ana Cláudia Brada Cotait, também marcou presença no evento, em um painel especial que abordou as questões da luta da entidade pelo grupo empresarial feminino. Outro destaque da reunião foi a apresentação dos serviços do Sistema CACB, que conta com o certificado de origem e, atualmente, a Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC/SP) - convênio assinado durante o evento. 
O destaque do encontro foi o lançamento da campanha digital "Mais Simples Nacional, Brasil mais forte", liderada pelas associações comerciais, que prioriza a atualização das tabelas de enquadramento de Microempreendedor Individual, microempresa e pequena empresa no Simples Nacional.
O vice-presidente da Micro e Pequena Empresa, Itamar Manso, e o superintendente da CACB, Carlos Rezende, apresentaram à mesa os projetos da Confederação: o programa Empreender, em parceria com o SEBRAE, que visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais; e o Al-Invest, que teve o novo edital lançado na manhã dessa quarta-feira, 30 de março, e, nesta nova edição, aposta no crescimento sustentável e na criação de empregos, apoiando as micro e pequenas empresas latino-americanas.
Durante o evento, o presidente Cedraz, ressaltou a importância da união Sebrae e CACB para os empresários e, também, de promover projetos voltados ao setor empresarial. "Precisamos de um treinamento, para desenvolver as associações comerciais. Dessa forma, poderemos acompanhar o e participar do lançamento de projetos do Sebrae Nacional. É interessante reunir e debater as nossas necessidades", sugeriu. 
A atuação política da CACB também foi pauta na reunião, o vice-presidente da Confederação e deputado pelo estado de São Paulo, Marco Bertaiolli, fez uma apresentação, apontando as pautas que serão norte para a defesa do interesse dos empresários na Câmara, no Senado e na Presidência da República Federativa do Brasil. 
Bertaiolli citou o apoio ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021, que busca alterar as definições de faturamento para enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI). Atualmente, o limite de faturamento para ser MEI é de R$ 81.000,00. Com o projeto aprovado, esse limite passaria a ser R$ 141.000,00.
No comando da reunião, o presidente da CACB, Cotait, deu destaque à Boa Vista Serviços, reafirmando sua intenção de que ela esteja presente em todas as federações do sistema. A fala fortalece a intenção da Confederação de ampliar a oferta de produtos e serviços na rede das associações comerciais.
"Precisamos formar uma escola de executivos para fazermos um trabalho na propagação da oferta desses serviços. É disso que nossa rede precisa, além, claro, do apoio de todos nós", afirmou o presidente da CACB.
Como exemplo do que acontece no Sistema CACB, foi apresentado o Protagonismo Empresarial do estado do Acre, um projeto apoiado pelo Sebrae, que tem como objetivo o desenvolvimento e impulsionamento das atividades comerciais junto às entidades empresariais acreanas. A ação foi apresentada pelo presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (FEDEACRE), Rubenir Nogueira Guerra, e do superintendente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Mauro Marcello Gomes de Oliveira.
Para encerrar as atividades, foram abordados assuntos gerais, para que todos pudessem compartilhar ideias e sugerir ações, além de demostrar as necessidades dos empresários dos estados brasileiros.
Além da Reunião do Conselho Deliberativo, o presidente da FACEB, também participou do evento de lançamento do edital do programa AL-Invest Verde, que aconteceu hoje pela manhã. A comitiva seguirá a agenda com da Confederação, e participará, na noite de hoje, 30 de março, da Posse da nova Diretoria da CACB. O evento acontecerá no Clube Naval, em Brasília, às 19h.

Leia mais

<< Anterior 2 Próxima >>
Topo
Newsletter
Contato Av. Estados Unidos, 528, Edifício Joaquim Barreto de Araújo, salas 1001 a 1004 - Comércio - Salvador - BA. CEP 40010-020 (Em frente ao Banco do Brasil)
(71) 3027-7606 / 3043-7145 / 3043-7510
[email protected]
© FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia.
Painel de controle  |  Webmail
Redes sociais
twitter facebook flickr