A FACEB – Federação das Associações
Comerciais e Empresariais da Bahia iniciou na semana anterior as visitas técnicas
do Programa Capacitar BA. Durante toda a semana a equipe responsável pelo
programa, saiu em visita aos oito municípios contemplados, na sequência das
visitas: Feira de Santana 5/4 (fotos) Valença 6/4(fotos) , Itabuna 7/4(fotos),
Vitória da Conquista 8/4 (fotos), Macaúbas 9/4 (fotos), Luís Eduardo Magalhães
12/4 (fotos), Seabra 13/04 (fotos), Casa Nova 15/04 (fotos).
Esta etapa inicial do trabalho
consiste na realização de reuniões presenciais em cada município, cumprindo
todas as exigências de distanciamento que cabem ao momento, com os respectivos
Presidentes, diretores e colaboradores, para realização do Diagnóstico da situação
atual da ACE local, realizando cerca de 160 perguntas das áreas de gestão das
empresas e na sequência uma Palestra de Sensibilização com o tema “Os 7
Princípios do Associativismo”, onde são esplanadas os pontos a serem
trabalhados pelo Capacitar com toda diretoria.
A equipe de Coordenação do Programa
CAPACITAR é composta pelo Coordenador
Adriano Câmera, o Supervisor da Metodologia Paulo Cesar Ferreira e nesse
momento foram acompanhados pela Assessora da Presidência Herriette Cedraz.
Para que aconteça o desenvolvimento
econômico das empresas de um município, cabe as entidades de representação
empresarial o papel de liderar o processo de profissionalização e
desenvolvimento organizacional da entidade, bem como a criação de um ambiente
favorável a competitividade empresarial.
A próxima etapa do trabalho ocorrerá
em aproximadamente 40 dias, período necessário para que o consultor local
realize a pesquisa de mercado T0 com Associados e não Associados, que servirá
de subsídio para a elaboração do Planejamento Estratégico de cada ACE, dando um
novo direcionamento estratégico e operacional a entidade, permitindo a
implementação de novos produtos e serviços, atraindo novos associados e ampliando
sua participação na comunidade.